Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O Burlesco

por Essência Rosa, em 20.04.13

 

Com o Verão aí à porta é tempo de queimar aquelas gordurinhas que ficaram do Inverno e preparar o corpo para o sol do Verão! Calma! Calma! Isto não é sinónimo de ir a correr e inscreverem-se no primeiro ginásio que vos aparecer! Hoje venho-vos falar de uma maneira de ficar FIT e não ter de suar muito. Resposta: Dança! Sim a dança! As danças são um exercício excelente de cardio que promovem o bem-estar do nosso corpo e saúde. Existem um sem número de danças espalhadas pelo mundo, mas hoje vim-vos falar de uma que vai apimentar a vossa vida. O Burlesco!

 

Nota: Os exercícios cardiovasculares (ou cardio) são os únicos que vos ajudarão a eliminar as gorduras, porque a musculação serve para (tal como o nome indica) ficar musculada e definir o corpo, quando ele já está no peso ideal. A questão é que ainda há muitas de nós que acham que a musculação traz magreza, o que não é verdade. As mulheres ao contrário dos homens, só conseguem diminuir gordura com cardio.

 

Ao contrário do que se pode pensar, o Burlesco não se trata de um grupo de strippers que se apresentam num palco, muito pelo contrário. "O Burlesco é um directo descendente da chamada Commedia dell'arte, uma forma de teatro de improviso que se realizava em Itália, muito popular entre os séculos XV e XVII. Eram pequenas companhias compostas no máximo por 10 elementos que viviam das contribuições populares aquando das suas performances ao ar livre. Versavam temas convencionais da época como o ciúme, o adultério, os afectos e mesmo alguns peças de comédias romanas e gregas perdidas no tempo. Muitas dessas peças romanas e gregas tinham personagens que satirizavam escândalos locais.. Hoje o novo Burlesco é composto por muitas artes perfomantivas, inter-disciplinares, incluindo desde o striptease (de uma forma muito mais sensual e menos sexual que no seu inicio), adereços vistosos, humor negro, cabaret, magia, entre muitas outras expressões de arte perfomativa."

 

Em Portugal o conceito do burlesco não depreende striptease, é o aprender a dançar com sensualidade, subir a uma cadeira e fazer movimentos que nunca na vida pensou em conseguir fazer e sair da aula com uma auto-confiança surpreendente!

 


Esta dança é claramente controversa, especialmente em Portugal, onde ainda se olha para as danças sensuais com alguma desaprovação. No entanto ela tem vindo a despertar cada vez mais a curiosidade das portuguesas que se aventuram numa aula e depois nunca mais olham para trás. Para todas as idades, o burlesco surge como uma dança onde a mulher se pode libertar de estereótipos de beleza e sensualidade e descobrir a sua própria identidade como mulher e ser sensual que é.

 

As aulas geralmente são realizadas em espaços mais íntimos, longe dos olhares de estranhos. As aulas vão desde passos básicos a coreorafias e é dada a liberdade total para a expressão corporal. E contra aquilo que seria de esperar, não há nudez nas aulas. O dress code varia, nas primeiras aulas há a t-shirt e leggin de ginásio que vai poderá ser posteriormente substituida por uma roupa mais sexy, como calções curtinhos com meias de liga, acompanhado de um corpete. Nas aulas de burlesco o tacão alto deixa de ser um martírio para se tornar um amigo íntimo que nos dá confiança. Os adereços virão mais tarde, o chapéu, os fru-frus, a cadeira, etc. Deixem de lado o preconceito e experimentem!

 

Existem vários sítios onde poderão ter aulas de Burlesco:

 

Porto:

 

Academia Pedro Sousa Gulpilhares

Prof. AngelGoldie

Sextas das 18.40 às 19:30

Domingos das 12.00 ás 12.50 

Rua Norton de Matos, 628 E Gulpilhares
4405-671 Vila Nova de Gaia

e Porto Plaza

www.academiapedrosousa.pt

 

River Dance Studio

Prof. Patrícia Rocha e Rita de Pinho

Rua de S. Francisco, 47, 4050-548 Porto

http://riverdancestudios.blogspot.pt


Lisboa:
 

 

Insid

Aulas e workshops

1500-089 Lisboa

insin@insin.net

936230108

http://www.insin.net

publicado às 15:01


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D