Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Desabafo de Blogger

por Essência Rosa, em 07.04.14

 

Espero que não me julguem pois estou apenas a desabafar com vocês, aqui vai...

 

Eu gosto da blogosfera portuguesa e acho que ela está a desabrochar lentamente e espero que um dia atinja seu pleno auge!

Faço parte desta esfera há pouco tempo, é verdade, há um ano e tal, mas tenho visto alguns comportamentos que se repetem dia após dia e gostava de desabafar esta situação com vocês.

 

Acho estranho quando diversos blogues (geralmente aqueles que possuem fama na blogosfera) postam nos mesmos dois/três dias um post sobre o mesmo produto. Claro está que as marcas lhes enviaram um mesmo produto X para elas publicitarem.. até aqui tudo bem... Mas tipo... será que não pensam que as seguidoras vão acabar por ver milhentos reviews do mesmo produto nos mesmos dias? Não é um pouco demais? Não seria mais interessante colocarem o post passado uns dias, da bloguer X ou Y colocar? Ou seja, quando as seguidoras já se esqueceram dos outros reviews, de modo a que não fiquem fartas de ler sobre um mesmo produto?

 

Para além deste fator de excessividade de posts sobre o mesmo produto, este tipo de ação dá toda a ideia de que as bloguers acabaram de receber o produto pelo correio, usaram-no uma vezita ou duas e já fizeram um review! Maravilha! Quanta rapidez! Eu para fazer um review tenho de usar bastante vezes esse produto, durante vários dias, em diversas situações, para melhor perceber como se comporta o produto e de modo a realizar um review completo, coerente e verdadeiro.

 

Outro pormenor, estes reviews de produtos oferecidos pelas marcas, em 95% dos casos só levam com elogios de espetacular para cima. O que até poderia ser verdade, no entanto vou a ver, e o produto é uma boa m**** (desculpem-me a expressão), e claro fico triste por ter seguido o conselho daquela bloguer e de ter gasto o meu rico dinheirinho! E penso que o que se passou comigo, decerto irá acontecer com outra pessoa que segue aquele blog...isto é mau para aquele blog!

 

People, claro que as marcas do produto X estão á espera de um review espetacular, mas eu penso que se devia dar sempre a nossa melhor impressão de um produto, ou seja, fazer um review verdadeiro que realmente transmita a nossa experiência (é para isso que eles servem certo?). Eu sei que é bom receber produtos de marcas, mas prefiro ser verdadeira com as minhas seguidoras a ter de forçar o review e fazer de conta que adorei aquele produto.

 

Outra coisa: É MUITO estranho quando o mesmo produto, fica bem no tom de pele de todas as bloggers e se adapta espetacularmente bem aos diferentes tipos de pele de cada bloguer. Irra! Por favor!

 

Não me levem a mal, isto não se aplica a todos os blogues, claro que existem alguns blogues bons e que não se deixam levar, mas a maioria dos blogues mais notórios, dá nisto :X ... mas penso que se poderia melhorar.. 

 

Esta foi só a minha opinião, quis dá-la a quem quis ler. Também quis expor esta situação, para que pessoas como eu, não vão a correr comprar este ou aquele produto e reflitam melhor antes de o ir comprar, para não caírem no mesmo erro que eu. :X

 

Enfim, espero que a blogosfera continue a melhorar de dia para dia. Afinal de contas, pertencemos todos ao mesmo espetacular mundo dos blogs.

 

Love,

Essência Rosa

 

 

 

 

publicado às 15:50


17 comentários

Imagem de perfil

De Julie a 08.04.2014 às 21:09

Adorei! :) concordo contigo... Alguns blogs são apenas plataformas de algumas marcas. Ser bloguer é ser independente :) viva a nossa liberdade
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 08.04.2014 às 21:18

Obrigado pelo apoio Julie! ;D É isso mesmo! Ser bloguer é ser independente.
Um beijinho grande para ti!
Imagem de perfil

De Cláudia Oliveira a 08.04.2014 às 21:21

Resume muito bem a realidade nos blogues.
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 09.04.2014 às 10:15

Obrigado Claúdia! Beijo
Imagem de perfil

De Alexandra a 08.04.2014 às 22:39

Apesar de não ser seguidora desse tipo de blogs (vim aqui pelo seu destaque no SAPO, já agora parabéns por ele) concordo com o que diz. E isso acontece com maquilhagem, mas também com produtos culinários, de limpeza... Quando é recebido é sempre de espetacular para cima. Depois está nas mãos do consumidor (leitor) do blog avaliar. Para mim, um blog que enaltece tudo o que lhe dão, sem apontar os defeitos que de certeza o produto tem, ou como diz, sem fazer diferença (nem todos gostamos de amarelo e nem todos temos a pele oleosa...) perde crédito. Se o faz duas vezes, começo a ficar chateada... à terceira, sou bem capaz de não voltar.
Ao mesmo tempo que percebo a ideia, também não deixo de pensar que tanto para a marca como para o blog seria bom uma opinião sincera. Se tivesse crédito, o blog teria mais leitores e uma boa avaliação de um produto nesse blog seria mesmo bom sinal. Quando o blog passa a ser um "folheto" de produtos, quem confia na opinião? E que marca se sente lisongeada com o elogio?
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 09.04.2014 às 10:15

Alexandra concordo plenamente contigo quando dizes que um blog cujos reviews são sistematicamente elogios aos produtos, são maus, porque o blog acaba por perder a credibilidade e passa tal como dizes (e bem!) a ser um mero "folheto" de produtos.
Quanto ao ser bom para a marca ter reviews honestos, isso já não sei. Embora seja a favor dos reviews verdadeiros, as marcas provavelmente querem sempre o melhor review dos seus produtos, porque acham que as pessoas depois não compram os seus produtos não é?
Beijinho*
Imagem de perfil

De Alexandra a 09.04.2014 às 19:09

Sim, claro. Mas o que queria dizer, é que num blog com crédito, se havia uma boa crítica, ela seria mesmo levada em conta. Isso faria com que a marca fosse de facto tida em conta... Uma espécie de montra de referência onde as marcas gostariam de ser comentadas.
Mas realmente o que as marcas querem é que se fale, apra vender muito...
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 09.04.2014 às 22:38

Sim, sim! Sou totalmente a favor disso! ;D
Imagem de perfil

De ♥ Sara a 08.04.2014 às 22:51

Concordo com o que está tudo escrito!!
Parabéns pelo destaque, graças a ele vim cá dar a este cantinho :)
Beijinhos
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 09.04.2014 às 09:30

Muito obrigado pelo carinho Sara! Nem sabia que o blog estava nos destaques do Sapo! :D que bom!
Beijinho!
Imagem de perfil

De m-M a 09.04.2014 às 09:22

Bom dia!
Concordo plenamente!
Eu também estou a receber uma gama de produtos - não por ser blogger, mas por estar numa comunidade, e só vou escrever esta semana, após 6 utilizações e 4 semanas - e o feedback não vai ser "para lá de espectacular".
Na minha vida profissional trabalho com moda e com bloggers e é terrível negocial com elas. Gastar centenas quase milhares em 6 pessoas e elas ainda regatearem, para usar a peça uma vez... :/

Dou-te toda a razão!
Parabéns pelo post, pelo destaque e pela coragem!

Beijinho,
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 09.04.2014 às 09:37

É exatamente isso que eu defendo! Uma utilização prolongada do produto e um feedback verdadeiro. ;D
Obrigado!
Beijinho grande!
Sem imagem de perfil

De Blog Beauty and Stuff a 10.04.2014 às 00:09

Nota-se de que falas de um determinado produto em especial, decerto aconteceu contigo! É pena qe assim seja... Não devia ser esse o intuito da parceria. Obviamente a marca que envia o produto quer receber um retorno mas obviamente que não nos deixarmos vender por uma parceria mantem a reputação do blog muito mais positiva! Estou ctg!!! ^^
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 10.04.2014 às 22:35

Sim, aconteceu-me mesmo já com vários produtos. :/
Concordo contigo, obrigado! Beijinho ;D
Sem imagem de perfil

De Andy a 02.06.2014 às 17:47

Infelizmente, há acções com alguns produtos cujos prazos são mesmo para cumprir e impostos. No entanto, concordo contigo: não é agradável ver o mesmo produto em quinhentas plataformas no mesmo dia, sempre elogiado e nunca desvalorizado. Quanto a mim, bem, eu já me considero uma blogger relativamente grande, com algum impacto, parcerias e seguidores. Ainda assim, faço questão de usar exaustivamente os produtos, de frisar sempre o produto presente na review foi oferecido ou não e até tenho abertura suficiente com as minhas seguidoras para lhes mostrar as coisas que recebo. Há muita gente que tende a omitir esses factos, coisa que, para mim, não faz sentido. Resumindo, concordo contigo e é pena vermos que são esses os blogs mais destacados, quando não valem nada ou quase nada! :)
Beijinhos
Imagem de perfil

De Essência Rosa a 04.06.2014 às 09:34

Olá Andy!

Muito bom! Adorei o teu comentário! Estou plenamente de acordo contigo e revejo-me naquilo que disseste.

Não tinha a certeza, mas imaginei que esses produtos oferecidos tivessem por vezes algum tipo de limitação temporal para fazer review. O esquisito é como é que as marcas pretendem um review fiável, se dão um par de dias para experimentar um produto??! Ou então farão eles de propósito, para que com tão pouco tempo a blogger que experimente, tenha de dizer que é bom porque também não teve tempo para experimentar decentemente o produto?

Fico muito feliz por ver bloggers com a mesma opinião que eu em relação a isto :) Espero que o teu blog continue a crescer mais e mais! ;)

Um grande beijinho*

Sem imagem de perfil

De Anita A a 13.11.2014 às 13:35

Olá. Encontrei o teu blog por acaso (por causa de um post sobre garrafas térmicas:)) e vi este post. Concordo totalmente e falei sobre isto aqui: http://mysofterside.blogspot.pt/2014/07/bloggers-talk-falta-de-sentido-critico.html?m=0

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor




Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D