Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Já não é novidade para quem me segue pelo Instagram, Facebook até mesmo no Twitter, que ando super viciada em panquecas de aveia. Hoje é o dia em que partilho esta experiência com vocês, e claro, a receita ;D
Tudo começou quando vi as lindas imagens de panquecas que a maravilhosa blogger Inês Mocho coloca no seu Instagram (por isso é que nomeei este post Panquecas da Inês Mocho/Fernandes, já que eu também sou Inês só que Fernandes). As lindas imagens puseram-me de água na boca e quis experimentar! Nunca fui amante de panquecas, acho que nunca fiz panquecas em casa, apenas as comi em hotéis e nunca fui grande apreciadora, mas o facto de levarem um dos meus ingredientes favoritos, a canela, convenceu-me.
Ao preparar pela primeira vez a receita, torci o nariz, achei que eu não ia gostar daquela misturada toda de ingredientes, o aspeto da mistura era um castanho horroroso. No entanto o resultado final é realmente divino! A explosão de sabores entre a banana, a canela e o mel, renderam-me perante estas deliciosas panquecas que para além de nutritivas, são também muito saudáveis pois não possuem farinha, nem manteiga, nem açúcar na sua composição.
Receita para quatro panquecas:
-1 banana (de preferência muito madura, para a textura da panqueca ficar bem suave e o sabor bem docinho)
-1 ovo inteiro
-1 colher de sopa de aveia
-canela q.b.
Colocar tudo num recipiente e passar pela varinha mágica. O aspeto final da massa é algo grumoso e castanho, como a imagem abaixo (não se assustem com o aspeto!).
Depois é só passar cerca de 1/4 da massa por uma frigideira. Um truque extremamente importante aqui, é usar um guardanapo de papel embebido num pouco de azeite e passá-lo sobre o fundo da frigideira antes e depois de cada panqueca. Isto vai ajudar a que não colem ao fundo e seja mais fácil de as retirar sem as quebrar.
Para quem goste de adicionar "extras" á panqueca, como sementes de chia, amêndoas, nozes, etc, o que eu faço é polvilhar a massa com elas, assim que a coloco na frigideira. Deste modo, a massa da panqueca que guardo posteriormente no frigorífico não fica alterada e dura mais tempo, e tenho a possibilidade de fazer combinações de sabores das panquecas na hora, de acordo com o que mais me apetece nesse dia.
O lume convém estar brando para não queimar a panqueca e tenham em atenção que as panquecas ficam pretinhas muito rapidamente. Apesar deste facto, uma das vantagens desta panqueca é que mesmo quando um pouco queimada, não sabe a queimado! ;D
Depois de cozinhadas é só finalizar colocando mel, fruta e canela a gosto. Eu costumo usar um mel natural de urze-queiró do Marão, o que é portanto um tipo de mel bastante grosso e por vezes torna-se difícil colocá-lo nas panquecas, mas eu acho que pelo sabor compensa. Vocês podem muito bem utilizar o mel que preferirem.
Há quem ainda goste de colocar fruta pelo meio das panquecas e no topo, de maneira a fazer das panquecas uma refeição bem recheada, mas eu prefiro colocar apenas no topo. ;D Deixo-vos então com as minhas fotografias do Instagram.
Gosto muito de fazer estas panquecas para o pequeno-almoço, ou mesmo como complemento ou sobremesa ao almoço/jantar. Como vivo sozinha por vezes fica difícil cozinhar apenas para uma pessoa, e estas panquecas vieram facilitar a minha vida. Faz-se rápido e fica sempre bem! Agora até costumo fazer a massa em duplicado e dá-me para toda a semana. Este tipo de receita é super leve para o verão e o melhor de tudo é que é super saudável e portanto posso comer sem culpa! ;)